Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico da OM

Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2016, 14h03 | Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2021, 18h54 | Acessos: 7468

      As atividades de manuseio do material aeroterrestre tiveram início na Companhia de Especialistas, orgânica da Escola de Pára-quedistas, que teve sua criação conferida pelo Decreto-lei nº 8.444, de 26 de dezembro de 1945. Naquela época, a Escola subordinava-se à Diretoria de Ensino do Ministério da Guerra. A Companhia possuía como uma de suas frações um pelotão de Conservadores-artífices.

Com o crescente desenvolvimento das atividades aeroterrestres, houve a necessidade de que as estruturas existentes na Companhia de Especialistas fossem reformuladas, afim de que pudessem atender às novas demandas do Exército, surgindo assim a Companhia de Manutenção de Pára-quedas como evolução do Pelotão de Conservadores-artífices, entre outras subunidades, ao mesmo tempo em que foi extinta a Companhia de Especialistas.

A criação do Batalhão DOMPSA remonta à Companhia de Manutenção de Pára-quedas (Cia Mnt Pqd), que passou a ser orgânica do Núcleo de Divisão Aeroterrestre, que teve sua criação conferida pelo Decreto-Lei nº 31.393, de 5 de setembro de 1952.

Surgiu, assim, a primeira instituição a se dedicar exclusivamente ao trato direto com o paraquedas, responsável que era pelo seu recebimento, inspeção, dobragem e conservação. Além destas atividades, na Subunidade era assinada a dobragem de paraquedas no Curso Básico de Paraquedista, para que o próprio aluno dobrasse o seu equipamento.

Em 17 de dezembro de 1957, passou a Cia Mnt Pqd à denominação de Núcleo da Companhia de Suprimento e Manutenção de Pára-quedas (Nu / Cia Sup Mnt Pqd), por conta do acréscimo das atividades relacionadas ao lançamento pelo ar.

Em 1º de dezembro de 1964, Portaria nº 112 — Res elevou o Nu / Cia Sup Mnt Pqd à condição de Companhia de Suprimento e Manutenção de Pára-quedas (Cia Sup Mnt Pqd).

Em 30 de agosto de 1979, a Cia Sup Mnt Pqd passou a ser denominada Companhia de Dobragem e Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar — Cia DoMPSA — por materializar toda atividade desenvolvida no que tange à dobragem e manutenção de todos os tipos de paraquedas e materiais correlatos em uso pela Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), bem como o lançamento aéreo de materiais, equipamentos e suprimentos necessários às operações da tropa aeroterrestre.

Com o crescente aumento das atividades, missões e trabalhos advindos do crescimento atual da Bda Inf Pqdt, a  Cia DoMPSA ressentia-se de aumento de efetivo, material e instalações. Assim, com a Portaria Ministerial nº 087, de 27 de dezembro de 1985 — Res, criou-se o Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar — Batalhão DoMPSA — com vigência a partir de 1º de janeiro de 1986.

Cronologia

  • 1945 - Companhia de Especialistas.

  • 1951 - Companhia de Manutenção de Pára-quedas.

  • 05 de Setembro de 1952 - Companhia de Manutenção de Pára-quedas Aeroterrestre.

  • 17 de Dezembro de 1957 - Núcleo da Companhia de Suprimento e Manutenção de Pára-quedas.

  • 1º de Dezembro de 1964 - Companhia de Suprimento e Manutenção de Pára-quedas.

  • 30 de Agosto de 1979 - Companhia de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar.

  • 1º de Janeiro de 1986 - Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Copyright © 2016 - Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento Pelo Ar
Autorização: BI Nr 082 de 26 Ago 2013, do CML
Todos os Direitos Reservados.