Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

O Brado

Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2016, 18h22 | Última atualização em Quinta, 22 de Setembro de 2016, 14h40 | Acessos: 7759

LEMAS DA ESPECIALIDADE DOMPSA

Os três lemas são arraigados no dia a dia e fazem parte da mística da Unidade DOMPSA. No entanto, por tratar de mística, são subjetivos e impessoais, desconhecendo-se o enfoque e a interpretação exata para seus dizeres, principalmente qual foi a verdadeira intenção das pessoas que tiveram a felicidade de criá-los.

Diante disso, cada um interpreta de forma diferente, mas dentro de um sentido comum e convergente, despertando convicções próprias sobre a especialidade DOMPSA, passíveis de mudanças conforme o tempo e a geração.

Para isso existe a mística, que desperta no presente uma história reluzente de verdadeiros heróis anônimos do nosso passado, fazendo com que o espírito paraquedista e, em especial dos DOMPSA, reine sempre e se perpetue.

 

- A escola, a consulta, a decisão.

1) O Batalhão DOMPSA é uma Unidade ímpar no Exército Brasileiro.

2) A gestão do material aeroterrestre e toda a sua doutrina-emprego passa por uma permanente avaliação e uma constante atualização no exercício da rotina diária do Batalhão DOMPSA, tornando-os impulsionadores de inovações, adaptações e normatizações.

3) Com isso, a sua atividade é referência no Brasil e no exterior, sendo o especialista DOMPSA o elemento militar mais indicado para responder diferentes indagações sobre o uso de equipamentos aeroterrestres, perante mau funcionamento, novos materiais, possibilidades e limitações.

4) Pelo exposto, é factível pensar que toda decisão relacionada com o material aeroterrestre deve ser previamente avaliada e submetida à apreciação do Comando do Batalhão DOMPSA e seus subordinados, tornando-o um assessor estratégico para o rumo da atividade no âmbito da instituição.

 

- É impossível saltar sem nós.

1) Os militares DOMPSA concorrem ao exercício de funções específicas na Equipe de Terra, seja na formação do paraquedista ou no adestramento do lançamento de carga.

2) Em consequência, os DOMPSA estão presentes em todas as missões aeroterrestres, desde a preconizada Equipe de Terra para o salto semiautomático e até como partes integrantes das seguintes Equipes de Terra relacionadas com: o salto livre, o salto livre operacional e o lançamento de carga.

3) Dessa forma, é possível verificar a presença dos DOMPSA em todas as escalas das missões aeroterrestres da Brigada, sendo o gestor e o fiel guardião do material aeroterrestre em uso.

4) Por esse aspecto e a estreita ligação da atividade DOMPSA com o emprego do material aeroterreste, tais premissas justificam o consagrado lema: “É impossível saltar sem nós!”.

 

- DOMPSA Errar nunca!

1) Este lema tem a sua origem nos EUA, quando adaptamos o lema dos Rigger’s que dizem: I will be sure always, ou seja, “eu vou ter certeza sempre”;

2) Faz parte dos mandamentos do DOMPSA e a sua razão está calcada na responsabilidade da atividade;

3) Responsabilidade em defender vidas humanas perante uma atividade de risco, oferecendo ao saltador a segurança na abertura dos paraquedas no momento do salto;

4) E a responsabilidade em suprir por via aérea, quando os meios terrestres não são possíveis, tornando-se a única alternativa viável de abastecimento para uma tropa ou uma população necessitada;

5) Por essas particularidades, não se admite o erro e a improvisação. O DOMPSA tem que ter a perfeita noção da importância do seu trabalho, da sua responsabilidade em sua tarefa e jamais admitir o erro.

(Pereira, Jorge  Barcellos. Ninho das Águias - Histórias que a história não conta, só nós paraquedistas. Edição 2013, Editora Nova Era - SC. ISBN 978-85-86264-60-3. Pág.204)

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Copyright © 2016 - Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento Pelo Ar
Autorização: BI Nr 082 de 26 Ago 2013, do CML
Todos os Direitos Reservados.