Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ten Cel Vitor Hugo Meninea

Publicado: Quarta, 08 de Mai de 2019, 16h52 | Última atualização em Quarta, 08 de Mai de 2019, 16h58 | Acessos: 1363

BATALHÃO DE DOBRAGEM, MANUTENÇÃO DE PÁRA-QUEDAS E SUPRIMENTOS PELO AR

Batalhão Coronel Adhemar Machado Ribeiro

 Ten Cel Int VITOR HUGO MENINEA– Pqdt nº 32812-

DOMPSA 204

PERÍODO: 31 JAN 95 – 15 JAN 98

 

  1. PERFIL DO COMANDANTE

O Tenente-Coronel Vitor Hugo MENINEA é natural de Rio Branco/AC, onde nasceu em 25 de agosto de 1949.

 

Ingressou no Exército em 26 de fevereiro de 1972, na Escola Preparatória de Cadetes Do Exército (EsPCEx), e foi declarado aspirante-a-oficial do serviço de Intendência, em 12 de dezembro de 1975.

 Filho de Sebastião Antônio Meninéia e Irinéia Pacheco de Matos Meninéia.

 

 Em sua vida militar, realizou os seguintes cursos e estágios:

 - Aperfeiçoamento de Oficiais da EsAO, em 1983;

- Altos Estudos Militares/Comando e Estado-Maior, em 1992, na ECEME;e

- Básico Paraquedista, em 1979;

- Mestre de Saltos;

- DOMPSA;

- Salto Livre, todos do CI Pqdt GPB.

 

  1. PRINCIPAIS EVENTOS E REALIZAÇÕES DURANTE O SEU COMANDO

- Oficial dedicado, competente e possuidor de profundo conhecimento profissional. Cuidou com esmero da apresentação do aquartelamento de sua OM, melhorando as condições de conforto e funcionalidade.

- Entre os exercícios realizados pela Brigada, com realce as operações sorumu / 95 neblina/96 e 97, a sua liderança e competência profissional na condução das tarefas inerentes ao BDOMPSA, proporcionou o melhor apoio a realização dos diversos lançamentos de pessoal e material pesado, na Amazônia, no triângulo mineiro e no interior paulista não medindo esforços para que a missão fosse cumprida em excelentes condições.

- No elenco das diversas missões que lhe foram atribuídas como comandante do B DOMPSA coube-lhe, ainda, a difícil e complexa tarefa de recebimento de todo o material aeroterrestre recentemente adquirido pelo Exercito Brasileiro, através de operação de crédito externo e destinado a esta grande unidade de pronto emprego. Apesar de todas as dificuldades inerentes, a uma compra de tal monta, mediante a realização de um exame minucioso dos diversos itens, pode levar a bom termo mais esta missão, apresentando ao escalão superior dados precisos sobre o material recém adquiridos e fundamentais para a avaliação da conveniência de novas aquisições.

- A sua primorosa educação civil e militar, aliada a um elevado espírito de camaradagem, foram os responsáveis pelo êxito das reuniões sociais que realizou em sua OM com a presença de familiares, o que serviu para manter um clima de amizade e respeito bastante saudável entre oficiais e praças da unidade e para elevar cada vez mais espírito de corpo e a mística paraquedista.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Copyright © 2016 - Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento Pelo Ar
Autorização: BI Nr 082 de 26 Ago 2013, do CML
Todos os Direitos Reservados.