Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cel Luiz Fernando Tapajós de Figueiredo

Publicado: Quarta, 08 de Mai de 2019, 17h12 | Última atualização em Quarta, 08 de Mai de 2019, 17h12 | Acessos: 11984

BATALHÃO DE DOBRAGEM, MANUTENÇÃO DE PÁRA-QUEDAS E SUPRIMENTOS PELO AR

Batalhão Coronel Adhemar Machado Ribeiro

Cel Int LUIZ FERNANDO TAPAJÓS DE FIGUEIREDO– Pqdt nº 21432 –    DOMPSA 158

PERÍODO: 23 JAN 1989 - 23 JAN 1991

 

  1. PERFIL DO COMANDANTE

O Coronel Luiz Fernando TAPAJÓS de Figueiredo é natural deda Cidade de Belém/ PA.

 

Ingressou no Exército em 02 de março 1964, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), e foi declarado aspirante-a-oficial do serviço de Intendência em 16 de dezembro de 1967.

 

Filho de Luiz Antônio Rocha de Figueiredo e Zenilda Tapajós de Figueiredo

 

Em sua vida militar, realizou os seguintes cursos e estágios:

 -Aperfeiçoamento de Oficiais da EsAO, em 1979;

-Altos Estudos Militares/Comando e Estado-Maior, em 1984, e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, em 1991, ambos na ECEME;

- Básico Paraquedista, em 1970;

- Mestre de Saltos, em 1972;

- DOMPSA em 1975, todos do CI Pqdt GPB.

 

Serviu nas seguintes OM Pqdt: Cia Sup Mnt Pqdt, 20° Blog Pqdt, CI PqdtGPB, Cmdo Bda Inf Pqdt, Cia Int Aet, 25° BI Pqdt e B DoMPSA. E Outras OM: 25° GAC (Bagé  - RS); E R S/3 (Porto Alegre – RS); Cmdo Fron AC – RO (Porto Velho – RO); EsAO (Rio de Janeiro – RJ); CDocEx (Brasília – DF); ECEME (Rio de Janeiro – RJ); Cmdo 7° RM/ 7° DE (Recife – PE); EME (Brasília – DF); D S (Brasília DF); MD (Brasília – DF).

 

Ao longo da sua vida militar, foi agraciado com 11 (onze) condecorações nacionais.

 

  1. PRINCIPAIS EVENTOS E REALIZAÇÕES DURANTE O SEU COMANDO

- Atuou particularmente, na solução das inúmeras questões de ordem administrativas, agravadas por força das características peculiares a unidade, em função e de problemas técnicos de toda a ordem, conduziu-se sempre com bom senso, inteligência e principalmente, com oportunidade.

- Procurando sanar os inúmeros problemas ligados as atividades de lançamento pesado, nas quais a pesquisa permanente e as adaptações estudadas substituem as improvisações e, onde a criatividade aproxima a técnica da arte, exigiu do seu pessoal e, de si mesmo, dedicação integral e trabalho permanente.

- Quanto a atividade ligada ao material para o lançamento de pessoal, encontrou-se no Cel Tapajós um incansável batalhador para que, através do controle rígido do material, da dobragem perfeita e da manutenção sistemática e responsável, seu batalhão continua a merecer a irrestrita confiança de todos os paraquedistas da Brigada. Cumpre destacar-lhe, ainda, uma obstinada perseguição ao perfeito através de uma lúcida ação de comando e da incessante tentativa de estabelecer um ambiente de trabalho harmonioso e fraterno, onde o especialista pudesse atuar com tranquilidade e eficiência, buscando o produto final mais importante do Batalhão a segurança.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Copyright © 2016 - Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento Pelo Ar
Autorização: BI Nr 082 de 26 Ago 2013, do CML
Todos os Direitos Reservados.